Meu canal #status-page no Slack

No nosso dia a dia de desenvolvimento usamos diversos serviços que vão do versionamento do código, a plataformas de hospedagem, além das suítes para escritório e de armazenamento de arquivos. Muitas vezes estes serviços por diversos motivos podem ficar instáveis ou até mesmo indisponíveis.

Uma de nossas primeiras ações nestas situações é correr às redes sociais para ver se algo está sendo reportado, ou procurar pelas páginas de status desses serviços.

Serviços de status

As páginas de status normalmente contêm um histórico de incidentes, histórico de status (está disponível, com interrupção ou indisponível) além do status atual da serviço.

Temos disponíveis diversos serviços que provêm paginas de status, e vários destes possuem feeds RSS com as atualizações. Destaco alguns deles que já usei ou testei em alguns projetos que participei: Cachet, Site24x7, SorryApp, Status e o StatusPage.

Minha página de status (status.magnobiet.com) usando o serviço do Site24x7 da Zoho

Como fazer?

Monitorar os diversos serviços que usamos no dia a dia pode ser uma tarefa cansativa se ficarmos acessando cada página de status de todos estes serviços. Para facilitar o monitoramento destes serviços podemos usar o Slack a nosso favor.

Recomendo criar um novo canal para concentrar estas notificações para não poluir os canais de comunicação de sua equipe.

Se precisar de mais informações sobre a criação de canais abaixo deixei o link do Help Center do Slack.

https://get.slack.help/hc/en-us/articles/201402297-Create-a-channel

Com um canal especifico para receber estas notificações, basta adicionar a integração dos feeds RSS neste canal. Deixo link da documentação do Slack caso não saiba como fazer uma integração.

https://get.slack.help/hc/en-us/articles/218688467-Add-RSS-feeds-to-Slack

A partir de agora toda vez que algum destes feeds receber alguma atualização você receberá uma notificação diretamente neste canal.

Deixo uma lista com alguns feeds de serviços que podem ser úteis.

O AWS da Amazon é um pouquinho mais complicado, pois eles possuem centenas de feeds divididos por região e serviço. Através da página https://status.aws.amazon.com/ é possível selecionar a região e serviço que deseja acompanhar o status e adicionar ao seu canal no Slack.


Espero que esta dica tenha sido útil a você e sua equipe.